Dicas de Cuidados

Atenção família e cuidador!

Apesar de muitos idosos desejaram a independência eterna, é necessário que você esteja sempre ao lado dele disponível para auxiliá-lo, pois as pessoas com idade superior a 80 anos precisam de cuidados especiais. Cuidar de um idoso é também falar abertamente com ele todos os dias, entendo suas necessidades e desejos. Ele precisa de atenção, amor e carinho a todo momento.

Abaixo algumas dicas que poderão ser úteis no trato diário dessa pessoa muito especial:

Se morar com a família:

Toda e qualquer decisão deverá ser alinhada com o idoso e de preferência que ele fique em uma única casa, pois se ele ficar mudando de local a cada temporada (uma semana na casa de um filho e outra na casa do outro), pode passar a impressão que ele está dando trabalho e que as tarefas estão sendo divididas. A comunicação é de extrema importância para ser o mais transparente possível.

Se morar em uma casa de repouso:

É importante que seja feita uma pesquisa criteriosa de casas de repouso para que o idoso receba o máximo de conforto e atenção possível. É importante escolher um lar que combine na perfeição com a personalidade do idoso, por isso, visite vários e peça referências a amigos e conhecidos. Uma vez instalado no lar, é importante que visite frequentemente o idoso, planejando também saídas ou finais de semana passados em família. A presença da família é fundamental!

Ajuda externa:

O idoso pode precisar de ajuda para fazer a sua higiene pessoal, para ir às compras, fazer as suas refeições e levá-lo ao médico. É importante estabelecer traçar um plano para definir quem realizará as atividades diárias.

Vida Social:

Um idoso precisa ter vida social. Idade não significa que ele precisa ficar o dia inteiro dentro de casa, ele precisa sair, conversar com as pessoas, fazer caminhadas e se divertir da maneira que puder.

Essa são algumas dicas que certamente contribuirão para o bem estar dessa pessoa muito especial!